Um Grande Brasileiro
O Chevrolet Opala foi o primeiro automovél de passeio fabricado pela General Motors noBrasil, tendo sido produzido de 1968 a 1992.Seu projeto (chamado de 676)
demorou cerca de dois anos, sendo apresentado na abertura do VI Salão
do Automóvel de São Paulo, num sábado, dia 23 de novembro de 1968, já
como linha 1969. A fórmula do Opala combinava a carroceria alemã doOpel Record C/Opel Commodore A, fabricado de 1966 a 1971, à mecânica norte-americana do Chevrolet Impala.
Ao longo de seus 23 anos e cinco meses de produção contínua, passou por
diversos aprimoramentos mecânicos e modificações estéticas, sendo
fabricado na cidade paulista de São Caetano do sul, localizada na Região Metropolitana de São Paulo,
até ao dia 16 de abril de 1992, uma quinta-feira. Durante o período em
que esteve em produção, foram oferecidas paralelamente duas opções de
motores ao Opala: 4 ou 6 cilindros, tanto para as versões básicas,
quanto luxuosas ou esportivas. Todos os motores usados no Opala foram
derivados de motores da Chevrolet
norte-americana. Essa mistura, onde combinava-se um motor americano a
uma carroceria alemã, curiosamente resultou na peculiaridade de
conviverem no mesmo projeto componentes com especificações técnicas
baseadas no sistema de medidas inglês, nos componentes do motor e
transmissão, e no sistema métrico usado na Alemanha e no Brasil

Esse brilhante período da indústria automobilística nacional encerrou-se em 16 de abril de 1992, quando, ao completar um milhão de unidades vendidas, a GM anunciou o fim da produção do Opala, dando lugar ao seu sucessor, o Omega.
Abaixo estão as fotos do carro que deixou saudades como poucos e ainda é objeto de desejo de muitas pessoas. São muitas fotos de opalas





Nenhum comentário:
Postar um comentário